Acadêmicos - MiniBiografia




Anaximandro Oliveira Santos Amorim, nasceu em 14/12/1978 em Vila Velha/ES. É advogado, escritor e poeta. Membro fundador da Academia Jovem Espírito-Santense de Letras (cadeira 3, patrono Atílio Vivaqua), membro do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo e, atualmente, membro mais jovem da Academia Espírito-Santense de Letras (cadeira 40, patrono Antônio Ferreira Coelho). 2º suplente da câmara de Literatura do Conselho Estadual de Cultura (CEC), gestão 2010 - 2014. Agora, membro da Academia de Letras Humberto de Campos, de Vila Velha/ES (cadeira 12, patrono Joaquim Nabuco), empossado em 02/07/2011. Autor dos livros "Brasil de Ontem, Hoje e Sempre" (1994 - poemas), lançado aos 15 anos de idade, no estande do antigo DEC (Depto. Estadual de Cultura), "Asas de Cera" (1995 - romance), lançado com recursos da Lei Rubem Braga, "Concupiscência" (2003 - romance), também com recursos da LRB e "A História de um Sobrevivente" (2010 - autobiografia), sobre como superou um grave acidente automobilístico. Tem inédito o livro "O Jogo" (romance).





Andra Mara Valladares Sarmento (Andra Valladares) é advogada, poeta, cantora e compositora. Nasceu em Governador Valadares/MG em 24/09/1971, porém considera-se capixaba por residir no Espírito Santo desde que tinha apenas três anos de idade. Membro da Academia de Letras Humberto de Campos, desde 08/05/2010, onde ocupa a cadeira 39 e tem como patrono Francisco Antunes de Siqueira, seu trisavô. Membro Correspondente da Academia Feminina Espírito-santense de Letras representando a cidade de Vila Velha/ES. Também participa de dois grupos poéticos virtuais:  Movimento Internacional Poetrix (MIP) e Haikai-L.  Obteve a 1ª colocação no Concurso Literário Maria Stella Novaes - 2005  realizado pela Academia Feminina Espírito-Santense de Letras e seu poema "Canção do Agreste" foi publicado na Antologia A Dança das Palavras, organizado por referida Academia. Em 2008 participou do VI Concurso Internacional Poetrix, onde obteve a 2ª e a 6ª colocação, respectivamente, com os poetrix "Correnteza" e "Lua", tendo participado da Antologia Poetrix 3 publicada naquele ano. Em 2009 teve um haicai e um poema  de sua autoria selecionados para integrar a Revista Brasil Nikkei Bungaku nº 32  (Publicação Bilingue Português/ Japonês).  Em 2010, participou da XV Antologia Pórtico (lançada na Bienal de SP em 2010 pela Scortecci Editora) e da Antologia Das Palavras (Guemanisse Editora). Entre os anos de 2005 e 2012 também teve poemas de sua autoria publicados em mais de vinte antologias publicadas pela Câmara Brasileira de Jovens Escritores (CBJE).  Em 26/01/2012 lançou o CD Andra Valladares, sua primeira obra autoral. É a atual Presidente da ALHC.
Contato: andra.mara@bol.com.br

 
Antonio Rocha Neto é economista e filósofo, trabalhando como economista na UFES e como Professor de Filosofia na UVV. Tem nas crônicas de humor seu gênero predileto, embora enverede, vez por outra, pelos campos da poesia. Mineiro de nascimento, veio para o ES aos 11 anos de idade. Publicou em 2009 o livro de crônicas “Pequeno Discurso sobre a Feiura”, pela Editora Flor&Cultura, com apoio da Lei Chico Prego, da Prefeitura Municipal da Serra. É fã incondicional de Fernando Pessoa, que considera o maior poeta da língua portuguesa. Teve, no ano de 2007, sua crônica “Dúvidas Pascoais” difundida na noite do Sábado de Aleluia para todo o Brasil, no programa de rádio de nome “Contos que Encantam”, através de uma gravação realizada pela Rádio Senado, de Brasília. É membro da Academia de Letras Humberto de Campos, de Vila Velha, desde 2008, tendo como patrono o poeta Carlos Drumond de Andrade, cadeira .

Clério José Borges de Sant’anna - Historiador, Escritor, Poeta Trovador Capixaba. Nasceu em 15 de setembro de 1950, em Aribiri, Vila Velha, ES. Formou-se Técnico de Contabilidade. É Escrivão de Polícia Civil desde 28 de março de 1975, tendo recebido as Medalhas de Bronze, Prata e Ouro, por 30 anos de serviços prestados a Polícia Civil do Estado do Espírito Santo. Fundou e foi o primeiro presidente da Academia de Letras e Artes da Serra, na cidade de mesmo nome, no Estado do Espírito Santo. É também fundador e primeiro Presidente do CTC – Clube dos Trovadores Capixabas, entidade cultural fundada em 1º de Julho de 1980. Membro do Clube Baiano da Trova, fundado por Rodolfo Coelho Cavalcante. Destacado ativista dos meios literários e trovistas, foi, inclusive, fundador da FEBET - Federação Brasileira de Entidades Trovistas, junto com o Escritor Paranaense Eno Theodoro Wanke e o Trovador Baiano, Rodolfo Coelho Cavalcante. Detém diversas honrarias, entre elas a designação de Cavaleiro, concedida por sua Majestade Pascal I, III do Bósforo. É membro da Real Ordem do Mérito de São Bartolomeu, concedida por Sua Majestade Theodore I. R. da Bithynia e Lydua, Duke de Umbros; Cavaleiro e Comendador Honorário da Ordem Ka-Huna do Poder Mental. 


Francisco Aurélio Ribeiro nasceu em Ibitirama, pequena cidade na serra do Caparaó, ES, em 22 de agosto de 1955. Formado em LETRAS e DIREITO, fez Especialização em Língua Portuguesa (PUC-MG), Administração Universitária (OUI-UERJ), Mestrado e Doutorado em Letras (UFMG). É Professor Universitário e foi um dos criadores do Mestrado em Estudos Literários da UFES, tendo orientado dezenas de dissertações de mestrado nos anos em que lá atuou (1994-2008). Foi o primeiro Secretário de Produção e Difusão Cultural da UFES (1992-1996), quando criou a revista Você, a Edufes, a Orquestra de Câmara da UFES, o Teatro e o Cinema Universitários. Atualmente, trabalha como professor nos cursos de pós-graduação da Faculdade Saberes e faz consultoria nas áreas de leitura e de literatura infantojuvenil. Está atuando no Programa Nacional de Leitura (PROLER), vinculado à Biblioteca Nacional e ao Ministério de Cultura como “Especialista” selecionado em edital público. Possui mais de 40 livros publicados, dentre literatura infanto-juvenil (16), crônicas (04), poesia (01) e os demais de crítica e historiografia literária, além de dezenas de artigos em revistas especializadas do Brasil e do exterior. É pesquisador da Literatura e História do Espírito Santo, de questões da alteridade e do tema Mulher e Literatura. Tem-se dedicado, também, à história da indústria capixaba, tendo escrito a História da CST, em 2006. Em 2007, publicou O Convento da Penha. Fé e Religiosidade do Povo Capixaba, obra patrocinada pela CST. Em 2008, organizou, juntamente com Thelma Maria Azevedo, um Dicionário de Escritores e Escritoras do Espírito Santo, publicado pela Lei Rubem Braga da PMV e o apoio da Vale. Em 2010, publicou FINDES 50 anos, A Literatura do Espírito Santo e Ensaios de Leitura e Literatura Infantojuvenil. Pertence à Academia Espírito-santense de Letras, da qual é Presidente, em seu terceiro mandato, ao Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, à Associação Espírito-santense de Imprensa e à Academia de Letras Humberto de Campos. Cronista fixo do jornal A Gazeta, da revista A’angaba, da Associação Espírito-santense de Imprensa, é editor da revista anual da AEL e das coleções de literatura e de memória do ES, através de convênio da AEL com a PMV, a partir de 2007. Contato:
E-mail: farib@terra.com.br / faribe@gmail.com


Getúlio Marcos Pereira Neves – Nasceu no Rio de Janeiro/RJ, 1964. Ex-guitarrista e compositor da banda capixaba Urublues. Bacharel em Direito pela UFES. Mestre em Ciências Jurídico-Criminais pela Universidade de Lisboa. Juiz de Direito da Justiça Militar do Espírito Santo. Presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo. Membro da Academia Espírito-santense de Letras (cadeira 33). Ingressou na Academia de Letras Humberto de Campos de Vila Velha em maio/2010. Publicou: Notícia do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, 2003; Espírito Santo: Estudos Jurídicos, 2005; Blues, sonetos e canções, 2005; Estudos de Cultura Espírito-Santense, 2006; Textos de História Militar do Espírito Santo, 2008; Academia Espírito-santense de Letras: Documentos da Academia (org.), 2009.


Horacio Cesar Xavier Santos (Horacio Xavier) - Um Dizedor de Sentimentos, Umbandista, Capixaba (morador de Vila Velha - ES). Escreve poesia desde que aprendeu a juntar palavras. Fez alguns trabalhos como ator e, em 1981, publicou o livro de Poemas “Sangreando” em co-autoria com Lourdes Guerra. Participou da fundação da Associação dos Novos Escritores Capixabas e, estando sempre ligado às artes, foi um dos vocalistas da Banda Cachorro Doido (um rock meio doido na década de 80) e do Grupo Paisagem. Foi Radialista (na área Comercial) e por três anos inniterruptos coordenou o Domingo DiVersus, Sarau Autoral que acontecia todo último domingo de cada mês na Casa de Cultura de Vila Velha (Barra do Jucu). É Vice-Presidente do Conselho Municipal de Cultura de Vila Velha e Conselheiro de Cultura no segmento Literatura. Em 08/05/2010 foi nomeado membro da Academia de Letras Humberto de Campos. É o atual Vice-Presidente da ALHC.

José Roberto de Oliveira, nasceu no município de Alegre/ES, membro da Academia de Letras Humberto de Campos-Vila Velha-ES, tendo como Patrona Clarice Lispector. Escritor, Poeta,  professor de Graduação e Pós-graduação em faculdades do ES, nos municípios de Vitória, Vila Velha e Serra.  Doutor em Filosofia da Religião pela Faculdade de Teologia Filadelfia; Mestre em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas, RJ; Pós-graduado lato  sensu em Gestão Pública pela Universidade Federal do Espírito Santo. Graduado em Ciências Contábeis e Administração pela UNIGRANGRIO - RJ; Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim. Formado pela Escola da Magistratura do Estado do Espírito Santo. Formado pela Escola de Administração Fazendária - Brasília, como Capacitador no Programa Nacional de Educação Tributária. Ocupante de cargo de carreira efetivo de Consultor do Poder Executivo do Espírito Santo, atualmente atuando na assessoria da presidência do egrégio Conselho Estadual de Recursos Fiscais CERF - ES;  Homenageado como Escritor pela Câmara Municipal do Município da Serra-ES, por ocasião da comemoração do Dia do Historiador da Serra, em 15.09.06; Foi membro do Conselho Editorial da Publicação on line “Fabavi em Revista”. É membro da Banca Examinadora do Prêmio Inovação na Gestão Pública do Espírito Santo – INOVES desde 2006; É membro do Comitê Técnico-Científico do I e II Congressos de Gestão Pública do Espírito Santo – CONGESP; Tem trabalhos publicados em informativos, periódicos, revistas e jornais do Espírito Santo e do Rio de Janeiro. Publicações:
Participação na Coletânea "Serra em Prosa & Versos - Poetas e Escritores da Serra", organização de Clério José Borges de Sant'Anna, 2006;
Publicação de  diversos artigos em A Gazeta, A Tribuna, Jornal Batista Capixaba, Revista Viver, seção Pra viver Poesia, do Diário Oficial do Espírito Santo e outros mais. O PAPEL DO CONSULTOR... A TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES... QUALIDADE TOTAL... E ALGUNS DOS NOVOS PARADIGMAS DA ADMINISTRAÇÃO: UM POT-POURRI CONCEITUAL.  Publicação: Escola Brasileira de Administração Pública da Fundação Getulio Vargas- Cadernos EBAP, nº102, junho de 2000 (Métodos e Estratégias de Consultoria); MANUAL DE PROCEDIMENTO PARA APLICAÇÃO EM AÇÕES FISCAIS EFETIVADAS PELA FISCALIZAÇÃO DE MERCADORIA EM TRÂNSITO. Publicação: Governo do Estado do Espírito Santo- Secretaria de Estado da Fazenda- Coordenação da Administração Tributária, novembro de 1990.








Lourdes Nunes nasceu em Vila Velha, estudou na UFES, tornando-se licenciada e bacharel em Letras (Português-Inglês). Trabalhou como professora de Português e Inglês em escolas estaduais e particulares e em institutos de línguas desta cidade. Trabalhou como bibliotecária no Colégio São José, onde, escreveu e publicou os livros infantis: A galinha careca, Juju , a baleia sonhadora e O encontro de Batman com o Homem-Aranha. Publicou também o livro de crônicas Meu caderno azul, onde escreveu fatos do cotidiano, mas também da ficção e até do imaginário. Empossada na Academia de Letras Humberto de Campos em 02/07/2011, passou a ocupar a cadeira nº 15 que tem como patrono Machado de Assis.







Marcelo dos Santos Netto é mestre e especialista em Relações Internacionais, bacharel em Jornalismo e técnico em Informática. Escreve crônicas para a revista Hype, onde assina a cerca de oito anos a coluna "Ponto Final". Escreveu os livros "Corações de Barro e outros contos" (2001) e "Material" (2010), publicados com recursos da Lei Rubem Braga de incentivo à cultura. Organizou a "Antologia 2008" da Academia Jovem Espiritossantense de Letras (AJEL), da qual é membro fundador, ocupando nela a cadeira 27, cujo patrono é Eurípedes Queiroz do Valle. Foi estagiário consultor em 2011 na Missão Diplomática Permanente do Brasil na Organização das Nações Unidas, em Nova Iorque (EUA). Possui experiência como professor, publicitário, jornalista e produtor literário. No meio acadêmico, é pesquisador de análise de discurso, conflitos internacionais e identidade nacional. Mantém como editor-chefe a revista laboratório "Promundi" de análise em relações internacionais. Em 02/07/2011, tornou-se membro da Academia de Letras Humberto de Campos (cadeira nº 7 - patrono José Maria da Silva Paranhos)É o atual Secretário da ALHC.






Maria Francisca dos Santos Lacerda, mineira, reside no Espírito Santo desde 1992. Acolhida pelos capixabas, com título de cidadã Espírito-Santense, Cidadã de Vitória, e  condecorada com a medalha Maria Ortiz. Desembargadora Federal do Trabalho, aposentada, ex-presidente do TRT-ES, biênio 2003/2005, condecorada com a medalha de mérito pelo Tribunal Superior do Trabalho, na categoria Grande Oficial e do TRT-ES na categoria Grã Cruz,  mestre em Direito Processual Civil, pela UFES. Participou de diversas coletâneas da série “Poetas do Espírito Santo” e tem um livro (solo) de poemas: “Sal, pimenta e ternura”, estando com uma obra coletiva (juízes poetas) no prelo. Com o selo da LTr, tem artigos jurídicos publicados em revistas especializadas e um livro sob o título “Processo, prova e verdade”, do Mestrado, em parceria com 8 colegas,  com o capítulo “Prova científica e raciocínio do Juiz”, pela Editora Lumen Juris. Hoje, professora, advogada, membro do Conselho Consultivo da EJUD (Escola Judicial do TRT-ES) e membro da Academia de Letras Humberto de Campos (Vila Velha-ES).







Maria Luiza Casotti Louzada, filha de Clodoaldo Casotti e Hilda Girelli Casotti, nasceu em Acioli, Município de João Neiva (ES). Casada com Marcos Louzada, com quem teve três filhos: Bruno, André e Eduardo. Seu primeiro soneto foi “Se algum dia...”, escrito aos 15 anos. Formada em Letras e pós-graduada em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa. Foi Professora de Língua Francesa, Língua Portuguesa e respectivas literaturas. Além de textos publicados em jornais e revistas, participou da “1ª Coletânea de Poetas Capixabas - IMPRESSÕES”, do Departamento de Imprensa Oficial (DIO/ES), em agosto/1995, e da “QUARTA COLETÂNEA POETAS DO ESPÍRITO SANTO”, organizada pela Associação Capixaba de Escritores em março/2001. Venceu concurso promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho, em 2002, sobre o tema Maternidade com o “Poema em Três Tempos”. Ex-vereadora do Município de João Neiva, em dois mandatos, de 1989 a 1992 e de 1997 a 2000. Reside em Vitória desde 2001. Em 02/07/2011 foi tomou posse na Academia de Letras Humberto de Campos, onde passou a ocupar a cadeira de nº 25 que tem como patrono Manuel Bandeira.






Matusalém Dias de Moura é advogado, procurador de carreira da assembleia Legislativa do espírito santo. Foi vereador e presidente da Câmara Municipal de Iúna, ES, e escrivão judiciário da Quarta Vara Criminal de Cariacica, ES. Publicou 14 livros de ensaios, crônicas, história e poemas.Em concursos literários, no Brasil e no exterior, já alcançou mais 20 primeiros lugares. É membro efetivo da academia Espírito-Santense de Letras (cadeira 34) e do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo. É, ainda, Membro Correspondente da Academia Mineira de Letras e da Academia cachoeirense de Letras. Em 02/07/2011, tomou posse na Academia de Letras Humberto de Campos, onde passou a ocupar a cadeira nº 18 que tem como patrono Rubem Braga.




Paulo Sprugeon DePaula (Paulo DePaula).  Nascido em Ipanema/MG em 17/10/1932, Paulo Spurgeon DePaula veio para o Espírito Santo aos dois meses, tendo, seus pais vindo para Vitória trabalhar e estudar no colégio Americano, a convite de seu fundadador, Loren Reno. Depois da Secundária no Americaano e Batista shepard do Rio, Paulo  completou o Bacharelado e Mestrado em Artes, da Truman University. Ex-Professor de Lingua e Literatura Inglêsa na Ufes, Assessor Educacional da Embaixada do Brasil em Washington, e Adido Cultural em Georgetown Guyana e, voltou depois à Ufes, tendo se aposentado como diretor de Artes Cênicas. È autor de Noite Clara (poemas), Frei Pedro e Um Homem Chamado Domingos, (peças premiadas pelo DEC), No Azul Feliz,  em duas  Antologias de Contistas Capixabas (DEC e A Gazeta).  Tem trabalhado também como ator e diretor de teatro ( co-fundador do Teatro da  Barra/ES), TV e cinema. Últimos trabalhos: Learning Portuguese, com Carmen e Joanna Filgueiras, Disal Editora, 2010, e ator no Filme 333l de Jorge Nascimento e Maria Pacheco, SECULT, 2010. Paulo DePaula e membro da Academia de Letras Humberto de Campos de Vila Velha/ES, onde ocupa a Cadeira que foi de seu pai, José Francisco DePaula, autor de poemas em com Zely Simon,  da série  My Eglish Book I, II, III, Ed. do Brasil/FTD.


Regina Lúcia Pinto Rangel nasceu no município de Vila Velha, no Estado do Espírito Santo. Poetisa, professora, Presidente de Honra da ALHC, por ter exercido o cargo por 15 anos.


Ricardo Costa Salvalaio - Nasceu em Vitória - ES no ano de 1986. Aos 14 anos começa a escrever seus primeiros versos. Em 2001, Salvalaio teve seu primeiro trabalho publicado. O poema 500 anos de opressão é o primeiro do livro Poetas do amanhã, lançado pela Prefeitura de Vitória. Em 2006, publicou o livro de poemas O óbvio complexo, que teve apoio da Lei Rubem Braga. Sempre ligado a cultura capixaba, organiza, em 2008, a coletânea de poemas Oito vezes poeta, que teve como objetivo apresentar ao público obras de autores que não tinham ajuda cultural dos seus respectivos municípios. Formando do curso de Letras – Português da UFES, o autor atualmente trabalha no projeto Biblioteca Transcol, que visa ampliar o acesso à literatura. Em 2010, toma posse na Academia de Letras Humberto de Campos e se dedica a prestar o mestrado em literatura pela UFES. É o atual Tesoureiro da ALHC.







Sandra Maria Sarmento, é mineira e radicada em Vila Velha/ES há quase 40 anos. Formou-se em magistério no Colégio Imaculada Conceição em Governador Valadares/MG. Foi professora. É poeta e compositora. Possui uma página de poesias no site Recanto das Letras, onde costuma publicar seus poemas e textos. Participou de sete Antologias Poéticas pela Câmara Brasileira de Jovens Escritores. Lançará ainda este ano o  e-book de poesias infantis "Ciranda de Versos" em parceria com sua filha Andra Valladares. Foi empossada na Academia de Letras Humberto de Campos em 02/07/2011 (cadeira nº 30 -  patrona Cora Coralina).    




Thalita Alves Ferreira Silva Bittencourt (1982 - Vila Velha/ES) é advogada, MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais, professora, poeta, atual presidente da Academia Jovem Espírito-Santense de Letras, no ano de 2009 lançou o livro de poemas ELUCIDAÇÃO NUMA PÁGINA EM BRANCO, pela Lei Rubem Braga.  




Valsema Rodrigues da Costa é professora, poeta, membro da Academia de Letras Humberto de Campos (patrono Rui Barbosa), Academia Feminina Espírito-Santense de Letras, Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, Sobrames, Clube dos Trovadores Capixaba (CTC) e outras entidades no Brasil. Publicações: "Trovas Infantis"; "Levadinha da Breca"; "Liberdade na Poesia"; "No Amor Na Primavera (bilingue)" e outras coletâneas. Seu livro mais recente é "NO REINO DAS PALAVRAS".  Contato: val.vix@terra.com.br



Walter de Aguiar Filho, nasceu em Vila Velha no ano de 1955 e sempre residiu no Município. É filho de Walter Aguiar que também foi membro da Academia de Letras Humberto de Campos e faleceu em 03/09/2010. Formou-se em engenharia civil pela UFES. É Presidente da ANAMOR – Associação dos Proprietários e Amigos do Morro do Moreno, fundada no ano de 1994. Escreveu o livro KRIKATI,TIO CLÊ E O MORRO DO MORENO. Site: http://www.morrodomoreno.com.br